Saúde

MS vacina mais de 35 mil crianças contra covid em duas semanas

Menina recebendo dose de vacina contra covid-19 em Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação) Menina recebendo dose de vacina contra covid-19 em Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)

Número representa 11.74% do público estimado em todo Estado, de acordo com Secretaria Estadual de Saúde

Quase 12% das crianças de Mato Grosso do Sul, com idades entre 5 e 11 anos, foram imunizadas nos primeiros 15 dias da campanha de vacinação contra covid-19 para este público.

A imunização desta faixa etária começou no dia 15 de janeiro. De acordo com o “Vacinômetro”, já são 35.333 doses aplicadas nas crianças. O público estimado para este grupo é de 301.026 em todo o Estado.

As primeiras a receberem as doses foram crianças indígenas, quilombolas e com comorbidades. Depois, cada cidade organizou o calendário de forma decrescente, começando pelos 11 anos.

O governo do Estado, por meio da SES (Secretaria Estadual de Saúde), desde o início, se posicionou a favor da vacinação das crianças, sendo mais uma ferramenta importante para conter a pandemia do coronavírus em Mato Grosso do Sul.

“Neste momento abrupto da doença, a vacinação de crianças é uma medida acertada. Principalmente na iminência do retorno às aulas. Em parceria com os municípios, vamos vacinar o maior número possível de crianças”, destacou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Desde o início da imunização, em janeiro de 2021, Mato Grosso do Sul se tornou destaque nacional pela aplicação da primeira e segunda dose, por muitas vezes, liderando o ranking dos estados, no percentual de vacinação.

O Estado já conta com 92% da população adulta com imunização completa. Já entre os adolescentes de 12 a 17 anos, 88% tomaram a primeira dose e 66% a segunda. A dose de reforço também já chegou a 61% do público estimado. Foram aplicadas ao todo mais de 5 milhões de doses.

Comentários